sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que Você Faz nas Horas Vagas?

Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na Terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas. 1 Pedro 4:2

Cada um faz o que quer nas horas vagas. Uns jogam futebol, outros brincam de jogos de tabuleiro, outros colecionam coisas como moedas, figurinhas, bichinhos de pelúcia e outras coisas mais. Mas faço uma pergunta: será que realmente temos horas vagas? Existe hora vaga? Existe um pensamento que diz que “quem mata tempo comete uma forma de suicídio”. Essa frase é pesada, mas precisamos pensar nela. Vivemos debaixo do tempo e, infelizmente, parece que muitos resolvem não administrá-lo ou o administram mal. A filosofia corrente é “deixa a vida me levar”. Convenhamos, isto é um absurdo! Administrar bem o tempo é um grande privilégio e uma grande responsabilidade!

Como você já deve ter percebido, gosto muito de esportes e o meu favorito sempre foi o futebol. Mas confesso que, em algum momento da adolescência, posso ter exagerado na dose e jogado bola além da conta. Não existe nada de errado em praticar um esporte. Mas, você sabe, qualquer coisa em demasia é errado. Por exemplo, quem de nós, algum dia, não se empolgou demais com a internet e ficou horas ali, fazendo absolutamente nada? Esse tempo, amigo, não volta nunca mais. O tempo desperdiçado é um crime contra você mesmo.

Tenho aproveitado minhas horas vagas para escrever este devocional. Minhas horas não são muitas e nem sempre são tão tranquilas (lembre-se de que tenho dois filhos pequenos). Mas, sempre que tenho um tempinho extra, cá estou eu com meu computador, escrevendo, escrevendo, escrevendo. Já usei horas vagas para preparar palestras e aprender um programa de computador que me era útil quando cuidava de uma igreja. Já usei para ler livros de meu interesse, e tantas outras coisas das quais eu não me arrependo.

Isaías foi um profeta que falou muito da vinda do Messias. Ele passou boa parte da sua vida anunciando que Jesus nasceria neste mundo e que seria nosso Salvador. Esse homem usou cada segundo do seu tempo para anunciar a maior notícia do mundo. No dia a dia falava dessa mensagem e nas horas vagas, também.

E você? O que tem feito nas horas vagas? Tem usado seu tempo de maneira sábia e equilibrada ou fica o dia inteiro dentro de uma lan house, jogando a vida fora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário