terça-feira, 26 de abril de 2011

Deseja Mais Alguma Coisa?

Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Gálatas 5:16


É fácil ouvir essa pergunta. Basta ir comer em algum restaurante ou lanchonete que o garçom pergunta quase no fim de tudo: “Deseja mais alguma coisa?” Às vezes, minha vontade é dizer: “Claro, quero levar aquele freezer de sorvete para casa e não quero pagar nada!” Não digo porque imagino a resposta.

Mas, se na vida real pudéssemos realmente pedir e as coisas acontecessem, como seria? E quando duas pessoas pedissem coisas opostas ao mesmo tempo. Por exemplo: alguém pediria que não chovesse para participar de um lindo piquenique no dia seguinte e um fazendeiro pedisse chuva para sua plantação. Acho que o mundo seria uma grande confusão se tudo acontecesse do jeito que gostaríamos.

Não acho que seja errado você desejar, querer ou ter vontade. Aliás, isso faz parte de nós; Deus nos fez assim. Afinal, temos liberdade para preferir ou preterir algo. Mas, por favor, cuidado com o que você deseja, meu amigo. Há muitos desejos que são complicados e até errados. Desejar o mal para alguém é errado. Querer o mal para si é loucura. Pensar somente em seus interesses é egoísmo destruidor.

Na adolescência, a gente sonha mais e tem menos. Quando a gente cresce, sonha menos, mas consegue mais. Isso se dá pela maturidade, pelo conhecimento que temos da vida. Passamos a entender as coisas. Exemplificando: eu não posso desejar estar no Japão no próximo minuto. Isso é impossível. Eu vivo no Brasil e levaria pelo menos 24 horas para chegar lá. Não posso desejar estar lá em um minuto. Mas é comum você ver uma criança chorando por querer algo impossível, como todos os ovos da Páscoa do mundo só para ele.

Mas, falando sério, desejo – ou vontade – é algo extremamente importante. Devemos saber o que queremos e avaliar se o que desejamos é bom. A Bíblia fala de um rapaz que se afastou do seu pai, pegou dinheiro dele e desejou viver a seu modo. O resultado foi esse moço se alimentando com comida de porco. Se não fosse o pai, ficaria nessa condição. Mas, graças ao amor que seu pai tinha, ele foi resgatado!

Deseja mais alguma coisa? Espero que sim, mas sempre avaliando, refletindo, para não acabar no meio de porcos, comendo o alimento deles. Tenho certeza de que hoje você desejará boas coisas – coisas que o ajudem a ser melhor e mais feliz. Bons desejos para você!