domingo, 10 de abril de 2011

Você Sabe Repartir?


Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. Provérbios 1:23

Você já ouviu falar do comunismo? É um regime de governo que diz que tudo deve ser de todos – tudo deve ser comum a todos. O comunismo está quase em desuso, porque foi experimentado e não deu certo. Na teoria, ele é lindo, mas não funciona na prática.

Durante quarenta anos, o regime comunista governou uma cidade chamada Kunda, que fica na Estônia, no nordeste da Europa. Enquanto esse país era comunista, a vida das pessoas era muito difícil. Elas tinham poucos bens, e, nas escolas, as crianças tinham pouco material escolar.

Depois que o comunismo acabou em Kunda, os cristãos puderam ir para lá e ensinar sobre Jesus. Os missionários levaram presentes para as crianças de uma escola. Quando eles chegaram, foi muito difícil porque não sabiam falar estoniano, a língua que se fala no país. Então, quando os missionários iam contar sobre Jesus para as crianças, falavam por gestos, mostravam figuras e faziam teatros. Muitas vezes, eles chamavam o intérprete para poderem se entender.

Certa ocasião, em uma sala de aula, a professora missionária estava presenteando as crianças com lápis de cor. Mas, quando chegou ao último menino, faltou um lápis. A professora tentou explicar para ele que iria pegar outro lápis lá fora. Quando ela voltou, o menino mostrou a ela um lápis quebrado. Não entendendo o que havia acontecido, a professora chamou o intérprete para ajudar. As crianças haviam pensado que os lápis haviam acabado e que a professora havia ido embora. Então, um dos meninos quebrou seu lápis de cor e deu metade para seu coleguinha para que ele não ficasse sem lápis. Que belo exemplo para todos nós! Aquelas crianças, que haviam sofrido tantas necessidades e sabiam como era triste ter falta de tantas coisas, já estavam aprendendo do amor de Jesus e sabiam dividir.

A Bíblia nos ensina a repartir o que temos. E isso pode incluir muitas coisas. Podemos repartir cadernos, lápis ou roupas. Ou podemos repartir uma amizade, fazer alguma coisa quando sabemos que alguém precisa de ajuda, conversar com alguém que está triste, ser um missionário dentro da família ou no bairro. E, não se esqueça, se for preciso, divida seu lápis de cor. Bom–dia