segunda-feira, 9 de maio de 2011

Você Devolve o que Pega?

O Senhor faz o que é certo e ama a honestidade; as pessoas que são obedientes a Ele viverão na Sua presença. Salmo 11:7

Desde crianças, sabemos que devemos devolver o que pegamos emprestado. Se alguém lhe emprestou uma borracha, devolva. Se você pediu uma xícara de açúcar para o vizinho, devolva. Mas, e se você soubesse que alguém roubou um dinheiro e o devolveu, o que acharia? Nobre? Esse é o verdadeiro arrependimento?

Espantei-me com uma notícia que li. Um ladrão arrependido enviou pelo correio um envelope cheio de dinheiro para um banco de West Newton, no estado da Pensilvânia (EUA). O dinheiro havia sido roubado da agência e ainda não haviam encontrado o culpado.

O FBI (polícia federal norte-americana) suspeita que as cédulas foram enviadas pelo ladrão arrependido. No entanto, segundo o agente especial Jeff Killeen, o fato de o dinheiro ter sido devolvido não anula o crime cometido.

O FBI não revelou a quantia que o ladrão levou, mas declarou que, no envelope enviado pelo correio, havia cerca de 80% do montante roubado.

Quando li a notícia, fiquei feliz e com certa pena do ladrão. Ele devolveu o dinheiro e, mesmo assim, terá que pagar legalmente pelo que fez. Que situação ruim e complicada! A pessoa já se arrependeu, tentou restituir o que fez e ainda assim é culpada.

Em nossa vida, muitas vezes acontece algo bem parecido. Mesmo Deus nos perdoando dos nossos erros, mesmo conversando com as pessoas que magoamos e, mesmo elas nos perdoando, muitas vezes temos que colher as consequências de nossos atos. Às vezes, as consequências são leves, como um castigo, umas chineladas ou coisas assim. Outras vezes, porém, as consequências podem ser muito maiores e mais graves.

Não sei se o ladrão será descoberto. Imagino que ele se arrependeu do que fez, mas não teve coragem de assumir as consequências. Quantas vezes somos parecidos com esse ladrão... O que é pior: entregar-se ou viver como fugitivo? Acho que o caminho é confessarmos nossos pecados, abandoná-los, aceitarmos o resultado das coisas e viver com a consciência limpa diante de Deus e das pessoas que conhecemos. Nunca pegue nada daquilo que não é seu. Mas, se pegar, corra para devolver. Vale muito mais a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário